Chamada de Morro do Mandacaru pelos nativos, a Serra da Catedral fica entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo e também faz parte de atrações incríveis da região do Jalapão, no Tocantins, no Norte do Brasil. Ainda pouco explorada, essa beleza natural é uma formação rochosa de milhares de anos que se assemelha a uma grande fachada de igreja. Em 2010, a serra foi reconhecida pelo ICMBio como uma reserva de Patrimônio Natural.

Não tem como não se encantar com a grandiosidade do local. Cada simetria de seus cortes e detalhes se destacam em meio ao chapadão do cerrado. No pico do Jalapão, o morro tem 180 metros de altura, o que equivale a um prédio de 60 andares.

Serra da Catedral: uma escultura de 180 metros

A trilha para chegar no pico tem duas etapas: uma escada de 365 degraus que leva até a metade da escalada e uma escada suspensa, que exige equilíbrio dos ecoturistas. Com o objetivo de ser coerente com a sustentabilidade do local, o geógrafo Lúcio Flavio fez esses degraus da primeira parte com pneus velhos para dar mais segurança para os turistas e estabilidade para o terreno.

Assim como a maioria das atrações do Jalapão, a Serra da Catedral também tem um auxilio das aves para montar o cenário perfeito. São araras, maritacas e águias que produzem uma verdadeira sinfonia e “cuidam” da escultura.

Nas expedições da Safári Dourado, os apaixonados por ecoturismo conhecem a Serra da Catedral no último dia do roteiro de três, quatro, cinco e seis dias. Lembrando que nós também trabalhamos com roteiros personalizados e reservas exclusivas. Peça uma cotação pelo nosso site safaridourado.com.br ou entre em contato conosco por WhatsApp: (63) 99204-5977.